Bem Vindo!

Bem Vindo!
A LAPSIXⓇ é uma metodologia que pode ser praticada em casa, de maneira individual, e por isso torna-se uma arma poderosa para a universalização da laparoscopia, uma vez que pode levar o treinamento de forma integral até os locais mais remotos.
Porém, atenção! A metodologia tem suas limitações: fornece principalmente habilidades hápticas, mas não treina passos cirúrgicos, complicações e possíveis iatrogenias, que são específicas de cada procedimento. Serve como ferramenta para encurtar a curva de aprendizado, porém, após terminar o curso, recomenda-se a realização de cursos com treinamento em modelos animais ou cirurgias assistidas por um profissional experiente para completar o treinamento específico para cada procedimento.
O LAPSIXⓇ é recomendável para todos os profissionais da área médica e veterinária
que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos e suas habilidades em videolaparoscopia, de maneira prática e dinâmica.
Será certamente um mundo melhor, aquele em que todo cirurgião tenha segurança em realizar cirurgias videolaparoscópicas!
Mãos à obra!
Entendendo o método LAPSIX
Cada exercício, desde o LAP1 até o LAP6, é um pré-requisito para o próximo, e por isso esta ordem deve ser respeitada. Existe um tempo mínimo recomendado para cada atividade, porém pode-se repetir a tarefa quantas vezes forem necessárias até que se torne fácil e intuitiva. O tempo médio para o término do treinamento LAPSIXⓇ é de 30 horas, se for seguido um cronograma de treinamento contínuo de 20 a 60 minutos ao dia, de 3 a 5 vezes por semana. Para que as habilidades se tornem cada vez mais intuitivas, ao iniciar uma sessão de treinamento faça ao menos uma repetição dos exercícios anteriores. Por exemplo: se você está no LAP4, antes de iniciar as repetições do dia, faça uma repetição do LAP1, LAP2 e LAP3.
O LAPSIXⓇ é um método básico que pode ser praticado de maneira contínua, mesmo após ser capaz de fazer todos os exercícios. Ao terminar os seis passos do LAPSIXⓇ, o cirurgião terá desenvolvido suas habilidades motoras (como desenvolver a coordenação motora fina, noções de profundidade e tridimensionalidade, dentre outras) o que não significa estar plenamente habilitado para conduzir uma cirurgia videolaparoscópica sem auxílio de alguém mais experiente, pois ainda não terá a vivência dos passos cirúrgicos.
Cada exercício é pensado para ter equivalência com situações reais em cirurgia, para que todo exercício ou habilidade tenha aplicação prática. A intenção do método é não apresentar redundâncias (há metodologias baseadas em repetições com formas diferentes de treinar a mesma habilidade). O sistema de treinamento LAPSIXⓇ tem por objetivo a capacitação nas seguintes habilidades hápticas:
- Ergonomia.
- Tridimensionalidade e profundidade.
- Tato.
- Controle de força.
- Coordenação motora básica.
- Coordenação motora fina.
- Coordenação integrada das mãos.
- Coordenação com tesoura.
- Tração e contratração.
- Exposição e auxílio entre as pinças.
- Movimentação giratória da ponta das pinças.
- Manipulação de fio e nó.
- Posicionamento de agulha
- Endossutura.
Materiais e Funcionalidades
método LAPSIXⓇ consiste em um treinamento em videolaparoscopia, de maneira didática, organizada e hierarquizada, composto por:- Simulador mecânico de bancada LAPSIXⓇ (conhecido como caixa preta).
- Trocartes de treinamento (dois de 5mm).
- Placa Inteligente de Treinamento .
- Halteres (pequenas peças para treinar coordenação motora – 25 unidades).
- Placas para treinamento de coordenação de tesoura (3 unidades).
- Tablet ou celular* (para captação de imagem e exibição em tela) *Estes itens não estão inclusos no kit de treinamento.
- Manual .
- Plataforma online www.lapsix.com.br
Como usar o simulador
- Coloque o simulador sobre uma mesa, aproximadamente à altura da cintura. Um posicionamento muito alto ou muito baixo gera desconforto e mais dificuldade na execução dos exercícios;
- Otimize a iluminação do ambiente: ligue as luzes, abra as janelas, vá para os locais mais claros, pois quanto mais luz estiver disponível, melhor será a visualização dos exercícios e haverá menos atraso na imagem (lagging);
- Coloque o tablet sobre o simulador, com a câmera na fenda na parte central da caixa e a tela virada para o aluno;
- Ligue a câmera, no modo filmagem e ajuste as definições;
- Definições ideais do tablet: brilho de tela no máximo; ligue o flash se precisar de mais luz; retire a função de bloqueio automático da tela; centralize a Placa Inteligente na tela.
- Aproxime o zoom da câmera até focar apenas na área de trabalho.
- Introduza os trocartes até aproximadamente a metade.
Metas e pontuações
Foi criado um sistema de metas, com um cálculo de nota mínima para cada exercício de 100 pontos, que deve ser atingida antes de o aluno passar para o próximo exercício. Durante o treinamento, muitas vezes é difícil calcular de maneira objetiva sua pontuação; por isso, pode-se tomar por base apenas o tempo e calcular a nota durante simulados e provas. A nota é baseada no tempo para a realização do exercício de maneira adequada, e atesta a eficácia do aluno em realizar o teste. Para avaliar a eficiência desse aluno, foi criado um sistema de faltas, que são específicas para cada exercício. A cada falta são acrescidos 15 segundos ao tempo final, além das faltas graves que são eliminatórias. Uma nota maior ou igual a 100 pontos mostra que o aluno é eficaz e eficiente na realização do exercícios, logo ele é proficiente. Uma nota menor do que 100 pontos denota um aluno que ainda está em aprendizado.