Bem Vindo!

Bem Vindo!

               A LAPSIXⓇ é uma metodologia que pode ser praticada em casa, de maneira individual, e por isso torna-se uma arma poderosa para a universalização da laparoscopia, uma vez que pode levar o treinamento de forma integral até os locais mais remotos.

        Porém, atenção! A metodologia tem suas limitações: fornece principalmente habilidades hápticas, mas não treina passos cirúrgicos, complicações e possíveis iatrogenias, que são específicas de cada procedimento. Serve como ferramenta para encurtar a curva de aprendizado, porém, após terminar o curso, recomenda-se a realização de cursos com treinamento em modelos animais ou cirurgias assistidas por um profissional experiente para completar o treinamento específico para cada procedimento.


           O LAPSIXⓇ é recomendável para todos os profissionais da área médica e veterinária
que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos e suas habilidades em videolaparoscopia, de maneira prática e dinâmica.


         Será certamente um mundo melhor, aquele em que todo cirurgião tenha segurança em realizar cirurgias videolaparoscópicas!

Mãos à obra!

Entendendo o método LAPSIX

Cada exercício, desde o LAP1 até o LAP6, é um pré-requisito para o próximo, e por isso esta ordem deve ser respeitada. Existe um tempo mínimo recomendado para cada atividade, porém pode-se repetir a tarefa quantas vezes forem necessárias até que se torne fácil e intuitiva. O tempo médio para o término do treinamento LAPSIXⓇ é de 30 horas, se for seguido um cronograma de treinamento contínuo de 20 a 60 minutos ao dia, de 3 a 5 vezes por semana. Para que as habilidades se tornem cada vez mais intuitivas, ao iniciar uma sessão de treinamento faça ao menos uma repetição dos exercícios anteriores. Por exemplo: se você está no LAP4, antes de iniciar as repetições do dia, faça uma repetição do LAP1, LAP2 e LAP3.

O LAPSIXⓇ é um método básico que pode ser praticado de maneira contínua, mesmo após ser capaz de fazer todos os exercícios. Ao terminar os seis passos do LAPSIXⓇ, o cirurgião terá desenvolvido suas habilidades motoras (como desenvolver a coordenação motora fina, noções de profundidade e tridimensionalidade, dentre outras) o que não significa estar plenamente habilitado para conduzir uma cirurgia videolaparoscópica sem auxílio de alguém mais experiente, pois ainda não terá a vivência dos passos cirúrgicos.

Cada exercício é pensado para ter equivalência com situações reais em cirurgia, para que todo exercício ou habilidade tenha aplicação prática. A intenção do método é não apresentar redundâncias (há metodologias baseadas em repetições com formas diferentes de treinar a mesma habilidade). O sistema de treinamento LAPSIXⓇ tem por objetivo a capacitação nas seguintes habilidades hápticas:

  1. Ergonomia.
  2. Tridimensionalidade e profundidade.
  3. Tato.
  4. Controle de força.
  5. Coordenação motora básica.
  6. Coordenação motora fina.
  7. Coordenação integrada das mãos.
  8. Coordenação com tesoura.
  9. Tração e contratração.
  10. Exposição e auxílio entre as pinças.
  11. Movimentação giratória da ponta das pinças.
  12. Manipulação de fio e nó.
  13. Posicionamento de agulha
  14. Endossutura.

Materiais e Funcionalidades

método LAPSIXⓇ consiste em um treinamento em videolaparoscopia, de maneira didática, organizada e hierarquizada, composto por:
  1. Simulador mecânico de bancada LAPSIXⓇ (conhecido como caixa preta).
  2. Trocartes de treinamento (dois de 5mm).
  3. Placa Inteligente de Treinamento .
  4. Halteres (pequenas peças para treinar coordenação motora – 25 unidades).
  5. Placas para treinamento de coordenação de tesoura (3 unidades).
  6. Tablet ou celular* (para captação de imagem e exibição em tela) *Estes itens não estão inclusos no kit de treinamento.
  7. Manual .
  8. Plataforma online www.lapsix.com.br

Como usar o simulador

  • Coloque o simulador sobre uma mesa, aproximadamente à altura da cintura. Um posicionamento muito alto ou muito baixo gera desconforto e mais dificuldade na execução dos exercícios;
  • Otimize a iluminação do ambiente: ligue as luzes, abra as janelas, vá para os locais mais claros, pois quanto mais luz estiver disponível, melhor será a visualização dos exercícios e haverá menos atraso na imagem (lagging);
  • Coloque o tablet sobre o simulador, com a câmera na fenda na parte central da caixa e a tela virada para o aluno;
  • Ligue a câmera, no modo filmagem e ajuste as definições;
  • Definições ideais do tablet: brilho de tela no máximo; ligue o flash se precisar de mais luz; retire a função de bloqueio automático da tela; centralize a Placa Inteligente na tela.
  • Aproxime o zoom da câmera até focar apenas na área de trabalho.
  • Introduza os trocartes até aproximadamente a metade.

Metas e pontuações

Foi criado um sistema de metas, com um cálculo de nota mínima para cada exercício de 100 pontos, que deve ser atingida antes de o aluno passar para o próximo exercício. Durante o treinamento, muitas vezes é difícil calcular de maneira objetiva sua pontuação; por isso, pode-se tomar por base apenas o tempo e calcular a nota durante simulados e provas. A nota é baseada no tempo para a realização do exercício de maneira adequada, e atesta a eficácia do aluno em realizar o teste. Para avaliar a eficiência desse aluno, foi criado um sistema de faltas, que são específicas para cada exercício. A cada falta são acrescidos 15 segundos ao tempo final, além das faltas graves que são eliminatórias. Uma nota maior ou igual a 100 pontos mostra que o aluno é eficaz e eficiente na realização do exercícios, logo ele é proficiente. Uma nota menor do que 100 pontos denota um aluno que ainda está em aprendizado.

Compartilhar:

Mais:

LAP6: Endossuturas

6a: Pontos simples calibrados ● Correspondência com o contexto clínico: Fechamento de brecha intestinal de grampeamento. Ponto simples em pequenos reparos intestinais. Materiais: Placa Inteligente.

LAP5: Exercícios de agulha

Posicionamento da agulha por Pedro Henrique Morais https://www.youtube.com/watch?v=ksALxtu_DCA             Há duas técnicas: ● Técnica do chicote: Segure com o porta-agulhas

LAP4: Endoloop (nó de laço)

        Como confeccionar o nó de Endoloop, por Pedro Henrique Morais https://www.youtube.com/watch?v=SbQUquLq3PU   Divida o fio em três terços. Dobre o fio

LAP3: Exercícios de tesoura

https://www.youtube.com/watch?v=2cOX-3PAT1chttps://www.youtube.com/watch?v=6E_h0vBU_do               ● Correspondência com o Contexto Clínico: Ao seccionar o ducto cístico em uma colecistectomia laparoscópica, deve-se ter

Nos envie uma mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, bem-vindo ao time LAPSIX, sua jornada para o sucesso.
Como podemos ajudá-lo?