LAP2: Exercícios de coordenação

LAP2: Exercícios de coordenação

 

2a: Coordenação motora básica

● Correspondência com o contexto clínico:

Catar cálculos biliares durante uma perfuração acidental de vesícula biliar em colecistectomia laparoscópica. Cada ponta do halter tem 3mm de diâmetro, tamanho de um microcálculo biliar. A manipulação de qualquer estrutura em uma operação irá apresentar algum paralelo com esse exercício.

● Materiais:

  • Placa Inteligente de Treinamento.
  • Halteres (25 unidades).
  • Pinça Maryland.
  • Pinça Grasper.

● Exercício:

  • Posicione a Placa Inteligente com os 25 halteres espalhados de maneira aleatória.
  • Aproxime o zoom da câmera de modo a captar praticamente só a Placa Inteligente.
  • Introduza as pinças: Maryland à direta e Grasper à esquerda.
  • Inicie a contagem do tempo (filmando, por exemplo).
  • Gire a ponta da Maryland (mão dominante) 360°, manipulando a rodilha com o indicador, e então pegue um halter aleatoriamente e o coloque na primeira escavação.
  • Gire a ponta da Grasper (mão não dominante) 360°, pegue um halter e coloque na próxima escavação no sentido anti-horário.
  • Siga alternando as pinças e as escavações, no sentido anti-horário, até depositar todos os halteres, e assim aprenda a se movimentar em toda a área da Placa Inteligente com ambas as mãos.
  • Interrompa a contagem de tempo.
  • Sempre faça o movimento giratório da ponta da pinça antes de apreender um halter, para aprender a utilizar esse recurso de forma intuitiva.
  • Ambas as pinças devem estar visíveis durante todo o exercício.

Meta de tempo: 160 segundo (2:40)

 

● Faltas:


○ Deixar uma peça cair.
○ Chocar a ponta da pinça contra o fundo da Placa Inteligente ou em uma das escavações.
○ Deixar as pinças se chocarem.
○ Deixar uma das pinças sair do campo de visão durante o exercício.
○ Realizar movimentos aleatórios da pinça que não está sendo utilizada para apreender os halteres.
○ Fazer movimentos rápidos e grosseiros.
○ Não fazer o movimento giratório completo de 360° com a ponta da pinça.


● Habilidades adquiridas:

 

  • Coordenação motora básica ambidestra.
  • Movimentação giratória da ponta da pinça.
  • Tato.
  • Tridimensionalidade e profundidades.
  • Controle de força de preensão nas pinças.

2b: Coordenação integrada das mãos

● Correspondência com o contexto clínico:

Introdução de um cateter na via biliar para realização de colangiografia intraoperatória em colecistectomia laparoscópica, que exige movimentos integrados e simultâneos das pinças. Posicionamento de dreno de Kehr na via biliar. Inspeção de alças intestinais (“correr alça”), na qual se traciona a alça com uma pinça e a entrega para a outra de maneira repetitiva.


● Materiais:

  • Placa Inteligente.
  • Halteres (25 unidades).
  • Pinça Maryland.
  • Pinça Grasper.

Descrição e objetivos:

Aprender a utilizar ambas as pinças de forma integrada. Utilizar a pinça esquerda de forma mais automática para o auxílio, enquanto a direita faz alguma atividade. Não é incomum o cirurgião realizar atividades complexas com uma das pinças enquanto a outra se move aleatoriamente e de maneira inconsciente, podendo gerar lesões iatrogênicas. Esse exercício coloca a mão não dominante em cirurgia de forma ativa e automática.


● Exercício:

  1. Posicione a Placa Inteligente com os 25 halteres espalhados de maneira aleatória.
  2. Aproxime o zoom da câmera de modo a captar praticamente só a Placa
    Inteligente.
  3. Introduza as pinças: Maryland à direita e Grasper à esquerda.
  4. Inicie a contagem do tempo (filmando, por exemplo).
  5. Gire a ponta da Maryland (mão dominante) 360°, manipulando a rodilha com o indicador, e então pegue um halter aleatoriamente. Ao capturar o primeiro halter com a pinça direita, passe-o para a esquerda e só então o deposite na primeira escavação.
  6. Gire a ponta da Grasper (mão não dominante) 360°, pegue um halter,
    entregue-o para a outra pinça e então o coloque na próxima escavação no sentido anti-horário.
  7. Siga alternando as pinças e as escavações, no sentido anti-horário, até depositar todos os halteres.
  8. Interrompa a contagem de tempo.
  9. Sempre faça o movimento giratório da ponta da pinça antes de apreender um halter, mas apenas com a pinça que primeiro apreende a peça – a pinça que recebe a peça em seguida não precisa fazer esse movimento.
  10. Ambas as pinças devem estar visíveis durante todo o exercício.

● Meta de tempo: 270 segundos (4:30)

Faltas:


○ Deixar uma peça cair.
○ Chocar a ponta da pinça contra o fundo da Placa Inteligente.
○ Deixar as pinças se chocarem.
○ Deixar uma das pinças sair do campo de visão durante o exercício.
○ Realizar movimentos aleatórios com a pinça que não está sendo utilizada para apreender os halteres.
○ Fazer movimentos rápidos e grosseiros.
○ Não fazer o movimento giratório completo de 360° com a ponta da pinça.
○ Não passar o halter de uma pinça à outra.


● Habilidades adquiridas:

  • Coordenação motora fina ambidestra.
  • Movimento conjugado das mãos.
  • Tato.
  • Tridimensionalidade e profundidade.
  • Controle de força de preensão nas pinças.
  • Movimentação giratória da ponta da pinça.
 

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